quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Água: um bem precioso

Webquest “Água: um bem precioso”
Título: Água, um bem precioso
Tema: Os estados físicos da água, o ciclo da água, a água como solvente, contaminação da água.

Objetivo: Perceber o ciclo da água, sua importância e utilização na natureza; conscientizar o aluno sobre o uso e importância da água no seu cotidiano; despertar o senso crítico do aluno como agente multiplicador;
Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua Portuguesa
Número de alunos: 37
Número de professores: 02
Tecnologias e mídias utilizadas: livro didático de Ciências e de Língua Portuguesa, computador, editor de slides (BrOffice.org Impress), Internet.
Duração: 20 aulas de 1 hora cada.
Atitudes dos alunos: envolvimento, responsabilidade, comprometimento com a atividade desenvolvida, cooperação com os colegas.

O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Waterloo Prudente. Os conteúdos trabalhados foram: água como solvente, o ciclo da água, os estados físicos da água, contaminação da água. Os educadores envolvidos foram: a Professora de Ciências e a Professora de Língua Portuguesa – Ciclo II. Alunos envolvidos: turma F-1, num total de 37 alunos. Em sala de aula, a professora de Ciências trabalhou o conteúdo relacionado ao tema água enquanto a professora de Português trabalhava a construção de versinhos e poesias. Depois os alunos foram para o Ambiente Informatizado, onde foi-lhes apresentada a webquest, que é constituída de: introdução, tarefas, avaliação, conclusão e referências.

1ª etapa
  • Foram trabalhados os conteúdos em sala de aula.
2ª etapa
  • No Ambiente Informatizado , os alunos foram orientados a abrir o index da webquest e seguir os links para cada etapa da mesma. Assim, estudaram novamente o assunto nos sites selecionados, visualizaram poesias, ouviram músicas e realizaram as tarefas propostas: fazer a leitura dos textos sobre a água acessando os sites selecionados; realizar algumas atividades on-line; escolher um dos subtemas estudados e criar um versinho ou uma poesia sobre a água; criar um slide sobre o que estudaram a respeito deste líquido precioso, contendo o versinho ou a poesia, uma figura e os nomes dos alunos que o criaram.
3ª etapa
  • Os alunos voltaram à sala de aula e, orientados pela professora de Português criaram versinhos ou poesias com o tema água que depois de corrigidos foram inseridos no slide.
4ª etapa
  • Os alunos que se destacaram no uso do computador, à medida que terminavam suas atividades/tarefas eram convidados a auxiliarem os colegas que apresentavam mais dificuldades. Depois de criados os slides , os arquivos foram organizados para criar uma apresentação de slides no site http://www.slide.com
Para ver os slides clique aqui.
Endereço da webquest:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod083219/Tur103728/img_upload/index2.html

Nenhum comentário: