segunda-feira, 20 de abril de 2009

Apresentação de ioiô

No dia 26/03/09, a Escola recebeu os atletas do ioiô: Helena, Sílvio e Rafael Oliveira - campeões de ioiô, que fizeram uma demonstração de diversas manobras de ioiô para os alunos durante o recreio. A apresentação prendeu a atenção dos alunos durante todo o recreio.

Ioiô

Ioiô é um dos brinquedos mais antigos que existe. É constituído de dois discos, geralmente de plástico, mas podendo ser também de madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda. Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.
A história desse brinquedo é bem antiga e misteriosa. Não se sabe bem ao certo onde nasceu o ioiô, sendo cogitados como prováveis "berços" a Grécia, a China ou as Filipinas. Alguns ioiôs antigos foram encontrados na Grécia, datados de 2500 anos, utilizando blocos de barro ao invés dos discos. Nas Filipinas, os nativos utilizavam o ioiô como arma e instrumento de caça, sendo colocadas duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros.
O ioiô, tal como conhecemos atualmente, surgiu nas Filipinas, onde é um brinquedo muito popular entre as crianças. A palavra "ioiô" vem do filipino, e quer dizer "volte aqui".
Origem
O ioiô nasceu nas Filipinas no século XVI como uma arma. Ele pesava dois quilos e sua corda tinha seis metros. Luís Marx transformou o ioiô num brinquedinho em 1929.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioi%C3%B4
Acesso em:20/04/2009

Para saber sobre a história do ioiô, veja o site abaixo:
http://www.ioiobrasil.org/historia.php

E para ver o vídeo da apresentação, clique aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=zrhT9grmt4s

Nenhum comentário: